sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A origem da prática de dar presentes


Um costume que acompanha povos de diversas culturas mundo afora é o de presentear. Presenteia-se no aniversário, no dia dos namorados, no dia das crianças, no dia das mães e dos pais, enfim, existem várias datas que que motivam esse gesto de aproximação e revelador de afeto. 

Com tantas ocasiões, dificilmente alguém passa o ano sem ganhar algum presentinho ou sem ter presenteado. Há, inclusive, aqueles que dão presentes até fora de qualquer data comemorativa, simplesmente pelo fato de querer agradar alguém por quem tem apreço. Porém uma coisa é fato: a época em que mais acontece a troca de presentes entre amigos, colegas de trabalho e familiares certamente é no Natal. Mas como foi que essa história de dar presentes começou? 

Com a Revolução Agrícola, ainda na Pré-História (cerca de 8000 a.C.), os grupos comunitários começaram a trocar entre si os excedentes de suas produções. A troca de alimentos garantia a subsistência de todos. Esse escambo pode até não se caracterizar como "presente", mas era um costume que beneficiava a quem dava e a quem recebia. 

Acredita-se que o hábito de dar presentes tem o objetivo original de afastar os maus espíritos. Isso já acontecia no Egito antigo, na Grécia e em Roma. Só para ilustrar, basta lembrarmos do "presente de grego", aquele belo cavalo de madeira que os gregos entregaram aos troianos. A Guerra de Troia teria ocorrido entre os anos de 1500 e 1200 a.C., portanto, verifica-se aí o quão remoto é o gesto de presentear.

Hoje, dar presentes é algo que está muito atrelado ao Natal. Essa festa religiosa foi oficializada no ano 354 pelo papa Libério, ou seja, somente 4 séculos após o nascimento do Messias. 

Antes disso, a época em que hoje comemoramos o Natal estava associada às festividades pagãs. Enfim, voltando ao cristianismo, o próprio Jesus recém-nascido foi presenteado por três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para o menino-deus.

E por falar em Natal, se quiser antecipar o seu presente, encantar seu amigo secreto ou mesmo salvar aquela situação de última hora, já sabe, Empório Store está a sua disposição.

Presenteie ou Presenteie-se!

Empório das Fórmulas
Viva o seu bem estar!

Farmácia de Manipulação e Homeopatia em Arujá - SP
Av. dos Expedicionários, 604 | Centro - Arujá - SP
11 4655 0233 
Whatsapp: 11 9 8160 0047
contato@emporiodasformulas.com.br
Instagram: emporiodasformulas
Face: emporiodasformulasaruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário