terça-feira, 7 de maio de 2013

Lanche da tarde, o que comer?




Hoje nosso blog tem o prazer de contar com a participação da Nutricionista Isabella Alencar.
Ela nos empresta um pouco da sua experiência e dos seus conhecimentos para oferecer dicas valiosas sobre o lanche da tarde. 

Vale a pena conferir!





Hoje nos mercados, padarias e lojinhas o que mais encontramos são bolachas refinadas, salgadinho, bolos ricos em açúcar, trufa, chocolates, sucos de caixinha e muitas opções cheias de açúcar, carboidrato refinado e gordura trans. A melhor opção para quem passa o dia na rua é carregar sua “marmitinha”, e assim comer “limpo”, evitando muitos produtos industrializados.

Sempre dê preferência à cereais integrais (aveia, amaranto, quinoa, pão integral), gorduras de boa qualidade (castanha, açaí, abacate, semente de chia e linhaça), proteínas (castanhas, sementes, tofu, cottage e iogurte) e alimentos que são ricos em vitaminas (frutas)

Pedi aos meus clientes e seguidores da fan page que me enviassem os lanches da tarde e vou compartilhar com vocês as opções.



Barrinhas Caseiras Cintia Mitri e Sandra Santos.

Barrinha caseiras são rica em fibras, proteína, gordura insaturada (boa), minerais e não possuem açúcar refinado, são adoçadas com mel. Barrinhas são práticas para carregar para onde for. Mas cuidado com as barrinhas prontas, muitas são ricas em açúcar refinado, podem ter xarope de milho, que é o pior açúcar que tem e gordura trans.




Sandra Santos: abacate
Tatiani Hisi: açaí com banana e granola no lanche pré-treino.


Duas frutas que são evitadas pelo alto teor calórico é uma grande aliada na alimentação. Ambas são ricas em gorduras de boa qualidade, que geram saciedade e diminuem o colesterol ruim. O abacate é rico em betasistosterol, uma substância que modula o cortisol, aquele hormônio do estresse. O açaí é um potente antioxidante por ser rico em antocianinas, substância que previne envelhecimento precoce.



Solange Silva: Olegaminosas (castanhas) Sérgio Camargo: shake de whey protein banana com morango

As oleaginosas são ricas em gordura insatura (boa), proteína vegetal e minerais. Práticas para carregar na bolsa para onde for. O whey protein é proteína do soro do leite, rico em BCAA, que são aminoácidos de cadeia ramificada, auxiliam na energia mitocondrial. Lembre-se sempre de consultar um profissional habilitado para te ajudar na suplementação.



Cândida Menezes: banana, cereais, mel e castanha de caju
Antônio de Souza: vitamina de banana

Frutas são excelentes fontes de vitaminas. O mamão é rico em papaína, uma enzima que auxilia na digestão. O mel é prébiotico, contribuindo pra microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico. Sempre que optar por granola ou muesli é importante ler o rótulo do produto e evite os que tem açúcar refinado na composição. A banana é rica em triptofano, uma substância precursora da serotonina, um neurotransmissor do bem estar.


Gladis Leal: fez o lanche em duas etapas.
Chocolate e depois suco de manga com semente de chia.


O cacau é rico em polifenóis, um potente antioxidante. A versão amarga com 70% cacau é a melhor opção. Porém versões com 55% a 65% podem ser boas opções também. Se você gosta do chocolate ao leite comece optando pelo meio amargo. Já falei sobre chocolate. A semente de chia é rica em ômega 3, cálcio e outros nutrientes, protege o coração, favorece o funcionamento intestinal e gera saciedade.

Por Isabella Alencar

Pós graduanda em Nutrição - Clínica Funcional pela VP/Divisão de Ensino e Pesquisa Graduada em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes


Atua com nutrição funcional, nas áreas de atendimento particular, treinamento na cozinha, oficinas de detox, com atendimento domiciliar.

http://www.isabellaalencar.com.br@isabellaalencarnutricionista


Empório das FórmulasFarmácia de Manipulação e Homeopatia em Arujá - SP
Av. dos Expedicionários, 604 | Centro - Arujá - SP | 11 4655 0233

Nenhum comentário:

Postar um comentário